Oi gente!
A frase do titulo deste post foi dita por Patrícia Poeta no Programa Fantástico do ultimo domingo dia 13 de fevereiro, apos uma reportagem sobre remédios para doenças raras que estão sumindo das farmácias e hospitais por um motivo muito simples, eles não dão lucro!!
Isso mesmo não dão lucro, essa reportagem me chamou a atenção porque eu nunca imaginei como vireria uma pessoa que tivesse uma doença rara, apesar de ano passado conhecer Calebe, um aluno do mesmo Instituto que eu estudo, ele tinha uma doença rara que afetava a coluna e debilitava de forma gradativa seus movimentos e precisava de uma cirurgia delicada que só poderia ser feita na Alemanha, mas atraves de doações, rifas e pedidos ajuda atraves das midias Calebe conseguiu dinheiro suficiente para pagar a cirurgia e o tratamento que era necessário para ele. É uma bela historia, afinal tem um final feliz, até onde eu sei ele está se recuperando bem e pode voltar a ter uma vida normal.
Isso era tudo que eu conhecia sobre doenças raras, o mais perto que cheguei, até que domingo o Fantástico mostra o caso de quatro pessoas que tem doenças raras e tiveram seus tratamentos interrompidos pelo fato de seus medicamentos não serem mais comercializados.
O primeiro era um menino de apenas quatro anos, ele tem um tipo grave de leucemia mas estava se recuperando bem, mas agora no fim de seu tratamento com cerca de 80% de chances do garoto se recuperar o remédio que ele precisava estava em falta, o laboratório farmacêutico que fabricava o medicamento deixou de fabricar por causa do baixo lucro e pouca procura, o problema é que agora uma criança de 4 anos está a procura, o que o laboratório vai fazer?
Se ele quiser, nada! Exato, nada, segundo a legislação, se um laboratório quiser para a produção de qualquer formula de sua patente é totalmente legal, não há problema nenhum, pelo menos não para os donos de laboratórios, o único problema é para os doentes que precisam de um remédio que não vai mais existir.
Logo a frase citada no título do post cai muito bem para isso, não é ilegal, e até que mudem a legislação não vai ser, mas é imoral, é desumano, na minha opinião chega a ser cruel, afinal nós chegamos ao ponto de matar pessoas por dinheiro!? pois se tiramos essenciais a suas vidas, podemos matá-las! Cada um veja como quiser, afinal, o mundo é algo livre para todos os tipos de pensamentos, eu acabei de mostrar o meu e de expressa-lo no meu blog, por mais que tenha poucos acessos, afinal eu não fiz isso para alavancar uma revolta contra os laboratórios, farmacêuticos etc. foi feito apenas para mostrar o que sinto ao saber disso.
Até a próxima!